terça-feira, 8 de junho de 2010

O JORNAL “FILOSOFIA EM FOCO” E OS DESAFIOS PRESENTES E VINDOUROS.

Prof. Ms. Francisco Ramos Neves - DFIL-UERN

Foi com surpreendente prazer que recebi a notícia sobre a idéia de fundação de um jornal por estudantes do curso de Filosofia da UERN. O motivo do prazer se dividiu entre a satisfação por ver o surgimento de um instrumento de disseminação de notícias e idéias que sempre fez parte da minha vida e a alegria de ver mais estudantes do nosso curso demonstrando autonomia e determinação em construir um movimento estudantil diferenciado. E o movimento estudantil foi algo que marcou minha vida acadêmica.

Desde os 16 anos de idade me envolvi com a produção, os desenhos, a redação, a editoração e até com a distribuição de jornais. Claro que a nossa produção era amadora e apenas contava com impressão de textos e desenhos em papel tipo ofício A4. Alguns desses jornais eram: “A voz da Juventude”, a “Centelha” (em homenagem ao “Iskra” de Lênin e os demais bolcheviques na época da Revolução Russa e “A voz da Residência”, quando era estudante da residência universitária “Campus II” da UFRN . Também participei da criação e organização do jornal do Centro Acadêmico de Filosofia e do Diretório Central dos Estudantes -DCE, quando estudante de filosofia na UFRN. Foi uma experiência muito importante na minha formação pessoal, estudantil, acadêmica, política e intelectual.

Quando estudante secundarista minha militância estudantil se iniciou embrionariamente na organização e militância no Grêmio Estudantil da Escola que frequentava. Quando estudante de Filosofia na UFRN passei a atuar de maneira mais enfática e determinante no movimento estudantil. Fui presidente do C.A. do curso por 2 mandatos (1988-90) e vice-presidente do DCE na gestão de 1989-90; além de participar de Congressos da União Nacional de Estudantes - UNE e de encontros nacionais de estudantes de filosofia.

Estes motivos históricos favoreceram a minha alegria em saber da idéia da fundação do Jornal “Filosofia em Foco”. Este jornal, como os próprios fundadores me informaram, visa contribuir, além da divulgação de idéias, com as melhorias do nosso Curso de Filosofia na UERN. Muitos desafios temos na ordem do dia, que vão desde a ampliação e melhoria das atividades de extensão e pesquisa até a manutenção e consolidação da nossa pós-graduação e sobretudo, a melhoria das condições de ensino na nossa graduação, que requer salas, equipamentos e instalações melhores e mais adequados.

O jornal surge no momento em que nosso maior desafio é a motivação dos estudantes e também professores para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, redução da evasão estudantil e para a produção de atividades que estimule a pesquisa e demais produções acadêmicas como as publicações de livros e de uma revista filosófica.

O “Filosofia em Foco” poderá iniciar este ciclo de publicação de idéias e textos filosóficos, além de noticiar as novidades de interesse dos estudantes e de toda a comunidade uerniana. Por isto, a consolidação deste jornal se constitui como um desafio fundamental. Mas, a formulação da concepção de ser do jornal deve se desvencilhar da prática corrente dos jornais tradicionais que vê o leitor como um idiota, que passivamente não interage com os conteúdos escritos e são literalmente enganados com a estratégia do mero infotainment, uma mistura de informação e entretenimento.

Que o “Filosofia em Foco” seja um veículo de disseminação de idéias e que suscite a formação de pensamentos críticos reflexivos dos seus leitores. Que seja um jornal investigativo que condene a notícia como mercadoria e que esteja sempre a serviço da ampliação da democratização e melhoria do Curso de filosofia e da UERN.

O sucesso deste jornal está em ser um veículo independente, comprometido não apenas com a academia, mas também com a transformação da sociedade em geral. Seu sucesso também está em ser um divulgador das boas iniciativas, idéias e eventos e de ser um vigilante e denunciador dos desmandos e atrocidades contra o espírito filosófico e democrático do curso de filosofia e da UERN em geral; afinal, reis e ditadores de botas de barro não estão muito distante do nosso olhar cotidiano, eles também, sorrateiramente, habitam o nosso meio acadêmico. As botas de qualquer ditador são de barro pois a conscientização, unidade e coesão destroem qualquer sistema autoritário, como as águas da chuva amolecem e desfazem qualquer barro. Se depender da determinação e arrojo dos idealizadores do “Filosofia em foco” muitos desafios serão superados e muitas metas conquistadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário